quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Marketing Digital












MARKETING













Num mundo globalizado e sem fronteiras expressões como compras online, dinheiro digital, transacções online, ..., entram no nosso dia-a-dia e transformam a nossa vida pessoal e profissional.
Facilmente conseguimos percorrer e explorar as lojas virtuais da World Wide Web sem sair do confortável sofá que temos em casa ou da cadeira do escritório, através de um computador com ligação à internet e de alguma paciência ... voilà com um simples clique.
Comércio electrónico é a palavra do momento e do futuro, no mundo dos negócios!
De um woodstock electrónico para um centro comercial ciberespacial, onde pequenas e médias empresas conseguem actuar como grandes. Através de uma infra-estrutura com custos operacionais e de capital reduzidos, um mercado mais amplo, sem limites geográficos, mais acessível, partilhado e à escala global.
Produtos e serviços diversificados, disponíveis 365 dias por ano, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com processos simples e eficientes, preços mais reduzidos e ofertas ampliadas, são ingredientes essenciais para aumentar a transparência e a confiança de clientes virtuais.
Em Portugal ainda se está a dar os primeiros passos, segundo a ACEP estima-se que em 2011, o comércio electrónico com consumidores (B2C) deverá valer cerca de 1.500 M€ e o comércio electrónico entre empresas (B2B) 2,5 mil milhões de euros. Em 2006, no B2C transaccionaram-se 602 milhões de euros e no B2C 1,62 mil milhões de euros.
Um crescimento possível se apoiado na transmissão de confiança e na credibilidade dos produtos e serviços, acessos intuitivos, rápidos e práticos, sem descorar todas as vantagens inerentes: comodidade, prontidão, entrega ao domicílio, oferta alargada, novidades e promoções, preços atenuados e personalização da encomenda.

O cliente virtual precisa de carinho, aconchego, conforto, precisa de um tratamento personalizado, de privacidade e de segurança para comprar e voltar.

Surpreender, cativar e seduzir são as palavras de ordem para a mudança de comportamento.

Vantagens e desvantagens em resumo:

Vantagens:

A rapidez de execução, o baixo custo por contacto, a possibilidade de medir resultados e de potencializar uma interacção directa com o potencial consumidor são as mais significativas.

Desvantagens:

O facto de o marketing ser efectuado em tempo real não lhe confere uma maior taxa de sucesso, muito pelo contrário, acontece que não há muitos utilizadores particulares e os e-mails (por ex) são direccionados, normalmente, para dentro das empresas muitas das vezes nem sequer chegam a ser lidas por quem desejamos.



Fonte: http://www.marketingdigital.com.br/ | http://www.portugalacep.org/

Uma pequena idea de Marketing Digital:

Um comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Este comentário serve para que reedite e melhore alguns dos posts anteriores e este para cumprir integralmente o pedido.
O que falta, na sua maioria, é a formalização de vantagens (embora algumas estejam implícitas) e de desvantagens de cada técnica (e estas não estão de todo, na sua maioria)