quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Marketing Relacional



A competição empresarial entre produtos e serviços fez nascer a necessidade de nos empenharmos na gestão de relacionamentos.
Hoje no mercado facilmente encontramos infinitas opções de produtos e serviços todos muito semelhantes!
Face a esta realidade as empresas precisam de oferecer valor aos seus clientes para triunfarem. O ponto de partida acontece quando percebemos e sabemos abandonar filosofias centradas no produto/serviço e na transacção e nos direccionamos para o cliente e para o mercado.
Escutar o mercado virou palavra de ordem!
Escutar para encontrar orientações! Escutar para oferecer o que desejam! Escutar para conquistar!

Tal como nas relações pessoais, o tempo é um bem precioso! Só assim, vamos conseguir aproximarmo-nos, tornarmo-nos íntimos, seduzir e conquistar lealdade e confiança.
O marketing tem como principio básico atender as necessidades dos clientes. Os clientes já não querem apenas relações de compra e exigem que uma marca estabeleça relações fortes e duradouras ... experiências positivas. Assim sendo, a nossa missão é responder a estas necessidades pessoais!
Uma vez seduzido e feliz com determinada marca abre-se o caminho para a confiança e para a intimidade.
Quando gostamos verdadeiramente de algo ou de alguém, facilmente falamos e recomendamos aos nossos amigos, o mesmo acontece com as marcas!
Quando um cliente acredita que tem uma relação de confiança com determinada marca trabalha em parceria, recomenda-a aos amigos e investe no relacionamento. Uma empresa que conquista um relacionamento assim tem um embaixador da sua marca para a vida!

Apresento ainda a principal desvantagem deste tipo de marketing, que são os custos associados ao desenvolvimento de sistemas de gestão de bases de dados.

Fonte: http://www.jornalbriefing.iol.pt/noticia.php?id=918452&div_id=3497

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