quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Marketing Desportivo



O marketing precisa de ser admitido como uma palavra obrigatória no vocabulário das organizações desportivas.
Apesar de existirem já excepções, ainda não há muito a fazer!

Desporto é ...

Emoção e paixão.
Adrenalina e empolgamento.
Alegria, euforia e conquista.
Desânimo, revolta e treinadores de bancada.
Desporto é entretenimento!

Saber da existência de um jogo ou de uma prova, não significa ir assistir!
E não é só o ir assistir ao jogo ou à prova! ... As organizações desportivas precisam de entender e compreender o poder e a importância do marketing na conquista do seu público, admitir e aceitar que o desporto é uma marca.

É precisamente aqui que os gestores de marketing podem contribuir!
Conceitos como concorrência, segmentos de mercado, públicos alvo, lançamento de produtos e serviços, inovação, tecnologia, comunicação, ... podem ajudar a construir um novo modelo de gestão na organização, promover, fomentar e tornar uma marca forte e poderosa em todas as suas vertentes - profissional ou amador.

Uma estratégia de marketing global associada ao desporto permite conquistar bons títulos!
Da definição de estratégias de marketing para a organização desportiva, à gestão e angariação de patrocínios, passando pela organização de eventos, gestão da comunicação e imagem dos atletas e jogadores, ... há muito por explorar!

O desporto tal como qualquer outro produto ou serviço precisa de comunicar com clientes, prospects, colaboradores e com a comunidade.
Só com comunicação conseguimos cativar, criar expectativas, surpreender, fidelizar e desenvolver um verdadeiro espectáculo desportivo.

O desporto é uma indústria que precisa de ser administrada como qualquer outra empresa.
Só se tem êxito quando há público! ... Mas para isso é preciso acreditar, treinar, jogar, atacar e marcar!


Resumindo, o marketing desportivo visa aumentar o reconhecimento público, reforçar a imagem corporativa, estabelecer identificação com segmentos específicos do mercado, combater ou antecipar-se a acções da concorrência, envolver a empresa com a comunidade, conferir credibilidade ao produto com a associação à qualidade e a emoção do evento, ser notícia graças à exposição espontânea de outros meios de comunicação e muito mais.

Bom Exemplo:



Fonte: http://www.wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewfeature&id=966&language=portuguese

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