quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Marketing Viral


O marketing viral é uma estratégia poderosa de divulgação de produtos, serviços e ideias.
Quantos de nós já não recebeu um email interessante e o reencaminhou para uma rede de contactos pessoais?
A onda do marketing viral está ai!
A quantidade de acções, de marketing viral, que nos interceptam são a prova de que o mercado aceita este meio de divulgação.
No entanto, uma acção que parece à primeira vista algo extremamente fácil de desenvolver não o é! Não basta fazer um email com uma mensagem interessante e até com piada ou colocar um vídeo engraçado no Youtube sobre o nosso produto, serviço ou marca, enviar para o maior número de contactos possíveis e esperar o contágio.
O marketing viral é muito mais complexo que isto, é preciso uma estratégia e um bom planeamento que nos garanta a afectividade da acção, de forma a não dispersar o público e obter resultados esperados. A primeira imagem é sempre a que fica!
Se o objectivo é criar impacto, gerar identificação com a marca, produto ou serviço e seduzir é essencial identificar quem é o segmento de mercado que queremos atingir, definir o formato, o conteúdo e o meio mais adequado, falar a linguagem do nosso alvo. Usar criatividade, inovação e ousadia, com uma boa dose de bom senso, de acordo com o perfil do nosso público e permitir a sua interacção na peça de marketing viral.
Estes são alguns dos pontos a ter em atenção se queremos que o nosso público se identifique com a mensagem e que se sinta encorajado a partilhar a mesma com a sua rede de contactos.

Marketing viral vai além da criatividade ... marketing viral é estratégia!

Vantagens:
construção de uma marca, notoriedade de uma marca, internacionalização da empresa, conquista de investidores, aproximação ao consumidor, crescimento exponêncial dos lucros e ao reconhecimento pessoal.

Desvantagens:
As empresas que apostam na estratégia de criação de campanhas de Marketing Viral devem ter em atenção que não podem desiludir as expectativas do seu público alvo pois pode ser negativo ocasionando o surgimento de boatos.
Montar uma estratégia simples e com o objectivo de passar despercebida aos receptores poderá ter melhores resultados do que o Marketing mais puro, dou o exemplo da Apple, aplica aos seus produtos, assim todos conhecemos o iPod ou o iPhone. Este último e devido à falta de capacidades tem motivado o aparecimento de campanhas ridicularizadoras do telefone. Ora estas imagens circulam a toda a velocidade na internet reduzindo drasticamente a vontade de ter um iPhone.


Fonte: http://www.simviral.com/

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