Quem sou eu
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Punk Marketing
Beliscar, divertir, desafiar, transgredir, ousar e chocar são os novos valores do marketing!
O consumidor está cansado de nós! … cansado de mensagens de marketing todas iguais, cansado que o avisem de coisas que ele sozinho consegue ver sem esforço, cansado de perguntas, do estilo o que quer, … bla, blá,... nada de novo, todos iguaizinhos!
O consumidor precisa que o marketing o convide a explorar algo que ainda não viu, algo realmente novo e diferente, algo que não está perceptível …está farto que lhe falem do preço que é uma coisa que ele vê sem precisar de aviso, …. chega de “preços baratos”para tudo!
Hoje o marketing está a ser posto à prova, … como tudo que “soa bem” vira cliché - marketing - não é excepção! … está na altura de limpar mercado em busca dos verdadeiramente inovadores, aventureiros, desafiadores, … os outros morrerão na praia!
Punk marketing é a nova abordagem do Ser ou Não Ser marketing! É a nova chancela dos que batem no peito com orgulho, dos que viram a mesa quando os confundem, dos que fazem das tripas coração para não serem os iguaizinhos, dos que berram, esperneiam e agem quando os querem calar!
Ser punk marketing é perceber que o consumidor tem mais poder que nunca, que não nos procura - nós é que temos de suar para o atingir!
Ser punk marketing é dar a “pedrada no charco”, é ser “Sex Pistols”, é quebrar o tradicional, é casar publicidade com conteúdo e fazer brotar formas de comunicação impactantes, adequadas à realidade do mercado actual.
Ideais do movimento punk marketing
1º: se não arriscar morre
2º: desafie as regras da indústria
3º: não tente agradar a todos
4º: não ceda aos clientes
5º: não seja controlador
6º: nunca perca a honestidade
7º. crie inimigos
8º: deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca
9º: pense à frente dos rivais
10º: não se deixe iludir pela tecnologia
11º: mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas
12º: comunique com simplicidade
13º: aposte na qualidade, em detrimento da quantidade
14º: use novas ferramentas de marketing
15º: interrogue-se constantemente
Punk marketing não é um estilo de cabelo, é uma maneira de agir.
Vantagens e Desvantagens em resumo:
Como vantagem desta técnica de marketing que assume claramente uma quebra com tudo o que é tradicional posso apresentar o factor inovação e criatividade.
Quanto a desvantagem, pode ser atribuída ao factor risco associado. Punk marketing está relacionado com o Arriscar, com o Chocar, com o Desafiar.
Fonte: http://punkmarketing.com/punk-blog/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
É preciso "Sex Pistolar" isto tudo!
Belos tempos os que retratavam uma simples campanha de publicidade.
No comércio do porto de Novembro de 1965, a dada altura encontrei um anúncio, que não posso trascrever na totalidade, mas que reproduza á memória: “ …
Azeite ? Marca Galo ?
O melhor e mais barato, na fritura das suas batatas, que ficarão translúcidas e gostosas.
Económico, podendo ser reutilizado mais vezes que o normal óleo alimentar.
POUPANÇA INCRIVEL
... "
Belos Tempos em que a rudeza dos anúncios tinham a ver com as reais necessidades da população.
Neste caso o limitado orçamento alimentar da família típica portuguesa.
Que mais poderão as raposas magicar, para distorcer raízes tão tolas.
Júlio P. Oliveira
Agora vem a prof quadrada: quero exemplos; quero vantagens e desvantagens!... Quero crítica. De quem faz bem, eu espero melhor ainda.
Postar um comentário